Clique para ouvir
» »Unlabelled » A HISTÓRIA DE UAUÁ/POR BGG

U A U Á

PIRILÂMPO

VAGA - LUME

“A CAPITAL DO BODE”


Em 29 de Março de 1549 Registra-se a Chegada de Garcia D´Avila Junto ao Então Governador Geral Tomé de Souza. Foi Nomeado Feitor do Almoxarifado e da Alfândega da Cidade do Salvador.

Em 1552, Garcia D´Avila Constitui um Exercito de Vaqueiros Para Conquistar os Sertões, Com Implantação de Fazendas de Gado.

Precisava de Braços Para o Trabalho, Solicitou ao Governador Poderes Para Combater e Aprisionar Índios, Garantindo Poder aos Donos de Engenhos e o Fortalecimento de Seu Exercito.

As Espadas Distribuíram a Morte, o Massacre Foi Cruel. No Percurso Entre a Bahia e o Piauí, os Índios Tapuias, Quais-Quais e Galaches Foram Exterminados.

Em 1609, Morria o Sertanista Garcia D´Avila, Assumindo o Posto Seu Filho Francisco Dias D´Avila, Que Iria Consolidar a Mais Famosa Dinastia Nordestina Levando a Colonização até o Maranhão.

O Primeiro Registro de Que se Tem Notícia da História de Uauá, Consta de 21 de Outubro de 1815, Tombo dos Bens Patrimoniais da Casa de Tatuapara, Conhecida Como Casa da Torre.

UAUÁ Consta na Relação dos Bens de Garcia D’Ávila, Como Fazenda Arrendada ao Senhor André Gonçalves Batista da Cidade de Jeremoabo.

Até os Dias Atuais Não Foi Possível Conseguir a Escritura Original. É Fato Que a Fazenda Uauá Foi Vendida ao Senhor PEDRO PEREIRA DE ALCÂNTARA Conhecido Como PEPEDRO, Que Providenciou Imediatamente a Construção do Tanque Velho Garantindo Água Para o Consumo Humano e Animal.


PEPEDRO Vendeu a Fazenda Uauá Para FRANCISCO RIBEIRO, Casado Com JOANA RODRIGUES, Juntos Construíram a Casa Sede da Fazenda, Hoje Casa de Dona Nair, na Praça Adhemar Guimarães.

Construíram Também Uma Casa Para Seu Filho Belarmino José Ribeiro, Antiga Casa, Hoje Destruída de Roque Ferreira, Que Mais Tarde Viria Presenciar a Primeira Batalha das Forças do Governo da República, Com os Cabras de Meu Padim Antônio Conselheiro, em 21 de Novembro de 1896.


Francisco Ribeiro e Joana Rodrigues Construíram Ainda, Casas Para os Vaqueiros e a Capelinha do Senhor do Bonfim, Recentemente Arranhada Pela Perda da Originalidade.

Uauá Sendo um Aglomerado Com Estrutura Básica e Também, Devido a Sua Localização Geográfica, Servia de Apoio para o Intercâmbio Comercial Entre os Municípios de Monte Santo e Curaçá, um Verdadeiro Encontro do Alto Sertão Com os Ribeirinhos do São Francisco.

Curaçá Comercializava Batata, Rapadura e Requeijão. Monte Santo Comercializava Farinha, Feijão e Milho Entre Outros Produtos.

Por Iniciativa do Professor Belarmino Ribeiro, Organizou-se a Feira Livre, Sendo Comercializada a Corda, a Fibra de Crauá e Pele de Caprinos e Ovinos.

Uauá Já Com Aspecto Urbano Possuía Duas Ruas e Uma Praça. As Casas Eram de Taipa, Localizada Num Entroncamento Com Estradas Que Davam Acesso a Jeremoabo, Passando Por Canudos; Acesso a Monte Santo; Acesso a Curaçá e Patamuté e Também Acesso a Juazeiro.

UAUÁ PALCO DA PRIMEIRA GRANDE BATALHA DE CANUDSOS

LUIZ VIANA Então Governador da Bahia, Pressionado pela Igreja e Pelo Poder dos Coronéis da Terra, Enviou 100 Soldados Sob o Comando do Tenente Manoel da Silva Pires Ferreira Com Destino a Juazeiro, Por Solicitação do Juiz de Direito Arlindo Leone, Desafeto do Conselheiro. Alegava Que o Conselheiro Iria Invadir e Saquear a Cidade de Juazeiro.

No Dia 19 de Novembro de 1896, Chegou a Tropa em Uauá Assombrando a Nossa Gente Com Toques de Cornetas e Exibição de Armas.
Parte da população alarmada foge, prenuncio da chacina que estava para acontecer.

No raiá da Aurora do Dia 21 de Novembro de 1896, Uma Procissão de Aproximadamente 1500 Homens e Mulheres, Chegavam a Uauá Portando a Bandeira do Divino e Entoando Sons de kayres, Carregando uma Grande Cruz Com o Propósito de Conversar e Convencer a Tropa, de Que Tudo Não Passava de Um Equívoco.

Os Soldados Armados de Rifles, Revolveres, Sabres e Espadas. Os Jagunços Com Clavinotes, Facões e Pedaços de Madeira.

A Luta se Deu das 05:00 Horas às 09:00 da Manhã, Foram Quatro Horas de Luta Cega e Degola Cruel. O Clavinote Contra o Rifle, o Facão Contra o Revolver e Pedaço de Madeira Contra o Sabre e a Espada.

Registra-se a Morte de 150 Conselheiristas e das Tropas Legais Morreram 08 Policiais, 01 Alferes e 01 Sargento, Com Mais de 30 Soldados Feridos Sem Condição de Combate.



O Combate, a Matança Foi Tão Cruel Que o Médico da Tropa Enlouqueceu, Entrou em Pane, Estado de Choque Permanecendo Alheio e Inútil ao Que Aconteceu.

Vários Soldados Fugiram do Combate Sendo Agrupados na Tarde do dia 21 de Novembro e Sob o Comando de Pires Ferreira, Atearam Fogo em Parte do Aglomerado de Uauá.

Não Conformado e Totalmente Desesperado, o Tenente Pires Ferreira Tentou Assassinar o Professor BELARMINO RIBEIRO Que Dera Apoio as Ações da Tropa, Não Consumindo o Fato, Por Interferência do Ordenança, Que Impedira o Tenente de Abaixar a Espada, Alegando a Acolhida e Hospedagem Dispensada Pelo Professor Belarmino.

O Tenente o Acusava de Avisar da Chegada das Tropas ao Conselheiro. Ora, Belarmino Não Gostava do Conselheiro, Meses Atrás, Por Ocasião da Passagem do Povo do Conselheiro Vindo de Monte Santo para Canudos, Belarmino Ribeiro Negara Hospedagem ao Povo do Conselheiro Que se Arrancharam na Fazenda São Bento a 2 km de Uauá.

A Tropa Retorna a Juazeiro na Tarde Noite do Dia 21, Com a Imagem da Derrota e Medo da Jagunçada, Deixando Para Trás um Rastro de Sangue e Destruição.

O Professor Belarmino Magoado e Decepcionado, Foi Residir na Cidade de Juazeiro Deixando o Seu Testemunho de Desenvolvimento Para Uauá.

UAUÁ ARRAIAL

Após o Episódio da Batalha e da Guerra de Canudos, Uauá Volta a se Erguer Sob Comando das Famílias: Ribeiro, Rodrigues, Borges, Guimarães e Andrade.

Destaque Para Francisco Ribeiro e Joana Rodrigues, Irmã de JERÔNIMO JOSÉ RODRIGUES, Pai de Vários Lideres Políticos do Município Como Olímpio José Rodrigues; Belarmino José Rodrigues; Antônio Rodrigues de Andrade; João Rodrigues; José Rodrigues; Joana Rodrigues; Rosa Rodrigues; Francisca Rodrigues e Emília Rodrigues, Que Posteriormente Assumiram Cargos de Prefeitos, Vereadores e Presidente da Câmara de Vereadores.

No Dia 08 de Julho de 1905 o Decreto Lei n° 590 Cria o Distrito de Paz no Arraial de Uauá, Subordinado ao Município de Monte Santo ao Qual Pertencia.

Art. 1° - Fica Criado no Arraial de Uauá, do Município de Monte Santo, um Distrito de Paz Com Limites Constantes na Proposta Oferecida Pelo Conselho Municipal em Exercício, Que São os do Distrito Policial Atual.

Art.2° - Revogam-se as Disposições em Contrário.

Palácio do Governo do Estado da Bahia, 08 de Julho de 1905.
Assinam: José Marcelino de Souza e Pedro Vicente Viana.

Nesta Mesma Data Foi Nomeada a Senhora Júlia Moraes, Professora Leiga, Casada Com o Coronel Bevenuto Gonçalves, Para Desenvolver a Educação no Arraial.

Em 1911, Foi Feita a Escolha do Local Para Construção da Igreja Matriz. Como Marco Construíram o Cruzeiro Que até Hoje Existe a Frente da Matriz.

Na Benção do Cruzeiro, Pela Primeira Vez Desfilou no Arraial a Banda de Pifano "Calumbí" de Monte Santo, Que Serviu de Inspiração Para o Surgimento de Várias Bandas de Pífanos em Uauá, Que Conservamos a Tradição Folclórica até os Dias Atuais.

Em 1912, a Igrejinha do Bonfim é o Centro das Manifestações Religiosas, Sendo o Senhor do Bonfim Cultuado Como o Nosso Padroeiro.


Em 1916 Através de Mutirão Organizado Por Belarmino Peixinho, Foi Construída a Ponte Que até Pouco Existiu Passagem Para o Cemitério Com Objetivo de Dar Acesso às Fazendas Circunvizinhas Por Razão das Águas do Tanque Velho Represar Naquela Passagem.

Entre 1917 e 1920 as Novas Gerações e Lideranças, Perseguem o Desenvolvimento da Pacata Uauá, Entre Elas Destacamos as Famílias Varjão, Elpídio, Gonçalves, Gomes, Dantas, Vieira, Mendes, Damasceno, Loiola, Cardoso, Dantas de Araújo Entre Outras.

No Período Entre 1920 e 1922, Foram Nomeadas Como Professoras Públicas as Senhoras PAULINA e ALZIRA PEREIRA JAQUEIRA Vindas de Salvador Capital da Bahia.

Entre os Anos de 1923 e 1924, Ocupou a Cadeira Como Professora Efetiva, a Professora ZULEIKA CLARA BURGOS, Que Desempenhou um Papel de Relevante Importância na Educação de Uauá Por Uma Década.

Entre 1920 e 1923, Foi Criada a SOCIEDADE FILARMÔNICA 15 DE NOVEMBRO Com Banda Musical do Mesmo Nome, Sob Comando do Maestro JOSÉ ARNÓBIO VARJÃO, Que Também era Compositor e Poeta.

Também Neste Período Foi Criada a Primeira Banda de Pífano Por VICENTE BARBOSA, Pai de AUTO BARBOSA.

Após Vicente Barbosa, Comandou o Pífano DIONÍZIO, Conhecido Como DIONOIZÃO Junto ao Senhor TEM-TEM.

Logo Após, os Sucessores do Pífano Foram JONAS CABAÇA e ANÍSIO FRANCISCO DE OLIVEIRA, o Seu Anísio, Junto Com a Sua Morte Acabou a Banda de Pífano da Sede do Município.

Os Instrumentos, no Entanto, Continuam Animando as Festas Religiosas de Uauá e Lagoa do Pires. Os Senhores José Cordeiro da Silva, Lindolfo Cordeiro de Almeida, Josué dos Santos e Seu Teté, Garantem a Tradição Cultural Herdada de Seu Anísio.

Em 24 de Maio de 1923, o Arcebispo de Salvador Dom JERÔNIMO TOMÉ DE SOUZA, Cria Por Decreto a Paróquia de Uauá e Nomeia o Primeiro Vigário da Freguesia, Padre JOÃO DO PRADO SACRAMENTO.

Nesta Mesma Data, SÃO JOÃO BATISTA é Elevado a Padroeiro de Uauá e Consequentemente Deu Origem a Nossa Tradicional Festa de São João.

Em 13 de Dezembro de 1925, Foi Inaugurado o Primeiro Trecho da Estrada Bonfim Uauá 11 km até Canoas, Hoje Igara.

O Vento da Emancipação Provocou Grande Movimento Comercial em Uauá.

Crescia o Comercio de Couros e Peles Tendo a Sua Frente DELMIRO GOLVEIA, CÍCERO SERPA, APARÍCIO SERPA, MANOEL DOS SANTOS FARIAS e JOÃO OLIVEIRA Todos Alagoanos.

APARÍCIO SERPA Arranjou Namoro Com MARICAS RODRIGUES, Filha de POMBO RODRIGUES, Porém Faleceu Antes do Casamento, Ficando Dona Maricas Viúva sem Nunca Ter Marido até a Sua Morte.

No Período 1923 /1926, Uauá já Despontava com Visível Desenvolvimento. O Comercio se Fortalece com a Forte Presença na Comercialização do Empresário Delmiro Golveia da Cidade de Pedras Alagoas.

Destaque Para as Peles de Caprinos e Ovinos, Sendo as Peles de Uauá e Curaçá Consideradas Como as Melhores do Mundo, Sendo Comercializadas no Continente Europeu, na Alemanha e América do Norte nos EUA.

Os Líderes de Uauá Exigem do Doutor CÍCERO DANTAS MARTINS, Então Deputado Neto do Barão de Jeremoabo, Que Apresentasse Projeto de Lei na Assembléia Legislativa do Estado da Bahia, Reivindicando a Emancipação Política de Uauá, Culminando com a Aprovação e Publicação da Lei n° 1866 de 09 de Julho de 1926.

" Eleva á Categoria de Vila o Arraial de Uauá e Cria o Respectivo Município."

O Governo do Estado da Bahia Faz Saber Que a Assembléia Legislativa do Estado da Bahia Decretou e eu Sanciono a Lei Seguinte:

Art. 1° - Fica Elevado a Categoria de Vila o Arraial de Uauá e Fica Criado o Respectivo Município, Cuja Sede Será o da Vila Criado Por Esta Lei.

Art. 2° - Os Limites do Município de Uauá Serão os Mesmos do Atual Distrito de Paz Desse Nome.

Art. 3° - Revogam-se as Disposições em Contrário.

Palácio do Governo do Estado da Bahia, 09 de Julho de 1926.
Assinam: Francisco Marques de Góes Calmon
Bráulio Xavier da Silva Pereira.

De Imediato Ocorreu Eleição Para Prefeito e Vereadores. Foi Eleito Como Candidato Único o Coronel JOÃO BORGES DE SÁ, Sendo o Mesmo Empossado em 28 de Setembro de 1926.

Para a Primeira Câmara de Vereadores Foram Eleitos o Coronel Olímpio José Rodrigues - Presidente da Câmara por Unanimidade; Vice Presidente - Major João Antônio da Costa; Primeiro Secretário - João Elpídio Filho; Segundo Secretário - João Damasceno Sobrinho os Demais Membros: Marcelino Carvalho; Pedro Gonçalves Cardoso; Benício José Ribeiro e Arquías Dantas Araújo.

Por Iniciativa do Coronel Olímpio José Rodrigues, Foram Reiniciadas as Obras de Construção da Igreja Matriz.

Registra-se Também Neste Ano, a Visita do Arcebispo Primaz do Brasil, Dom Augusto Álvaro da Silva. Até Hoje, Dom Augusto foi o Único Arcebispo a Visitar a Capital do Bode.

DE 1938 A 1944 Uauá foi Termo, Pertencia á Comarca de Monte Santo, só em 19 de Junho de 1945, Através do Decreto Estadual n° 512, foi Criada a Comarca de Uauá.

UAUÁ SE AMANCIPA, COMEÇAM OS DESAFIOS

Quando Uauá Emancipou-se, a Coluna de Luiz Carlos Prestes Passou na Sede da Cidade, Houve Confronto com as Tropas Legais do Governo.

Não Houve Maiores Incidentes Neste Confronto. Logo Após, a Coluna Prestes Atacou a Fazenda Rosilha de Pombo Rodrigues e Saqueou Tecidos, Bebidas, Cereais Entre Outros Produtos.

De Passagem Pela Fazenda Logradouro Assassinaram Raimundo Cardoso e Ernesto de Cândido Gonçalves e Ainda Atacaram Fazendas.

Em 1930 Entra em Erupção a Revolução - cai o Coronel JOÃO BORGES DE SÁ.

Em 06 de Março de 1931 Por Força de Reorganização, o Interventor Federal Dr. ARTUR NEIVA Nomeia CONSTANTINO TOLENTINO DE SOUZA , Esposo de MARIA SALOMÉ RIBEIRO.

CONSTANTINO Governa Uauá de 06 de Março a 08 de Julho de 1931, Data do Decreto n° 7 479, Onde o Nosso Município Foi Suprimido e Incorporado a Monte Santo.

Em 06 de Setembro de 1931, o Prefeito de Monte Santo Senhor JOÃO MATOS Nomeou o sub Prefeito de Uauá, o Senhor JOÃO MINERVINO DE MACÊDO que Exerceu Mandato até 22 de Outubro de 1932, Data em que o Senhor Secretário do Interior, Correia de Menezes, por Decreto de 06 de Outubro de 1932, Nomeia o Senhor Olímpio José Rodrigues, que Faleceu em 1933 aos 55 Anos de Idade.

Em 16 de Fevereiro de 1933, Foi Nomeado o Novo sub Prefeito de Uauá o Senhor CÉZAR BELARMINO CORDEIRO DE MATOS Procedente de Monte Santo.

Em 19 de Setembro de 1933 o Interventor Federal JURACY MAGALHÃES, Assina o Decreto n° 8 641 Devolvendo a Autonomia aos Uauaenses.

Em 10 de Outubro de 1933, é Nomeado Prefeito do Município, o Coronel JOÃO BORGES DE SÁ.

Em 21 de Novembro de 1933, foi Criado o CONSELHO CONSULTIVO DO MUNICÍPIO, Tendo Como Presidente o Senhor Doutor ARTUR DE SOUZA BARROS, e Como Vice o senhor Coronel JOÃO BORGES DE SÁ, Sendo Membros do conselho: CÉZAR BELARMINO CORDEIRO DE MATOS; LUIZ ELPÍDIO FILHO; BELARMINO JOSÉ RODRIGUES e VIRGÍLIO GONÇALVES DA SILVA.

Em 1936 Elege-se Prefeito Como Candidato Único, BELARMINO JOSÉ RODRIGUES, Assumiu o Cargo até 1° de Julho de 1937, com o Golpe de 1937 os Prefeitos Passaram a Ser Nomeados Pelos Interventores Estaduais.

De 1937 a 1946, Exerceram o Cargo por Nomeação:

RAFAEL DA SILVA BORGES – DE 12 Abril de 1940 a 07 de Junho de 1945.

DAIR RIBEIRO RODRIGUES - IAIÁ DE CABO RAIMUNDO, Exerceu o Cargo de Prefeita Interina Até Ser Nomeado o Senhor José Moraes Damasceno, Conhecido Como Juca Damasceno.

07 DE Junho de 1945 - Foi Nomeado JUCA DAMASCENO, Exerceu o Mandato Num Período Muito Conturbado em Razão das Reviravoltas Políticas.

Mesmo Assim, Governou Um Ano e Tudo Fazendo Para Elevar o Nome do Município.

15 DE JANEIRO 1946 - Foi Nomeado HERVAL CORDEIRO DE MATOS de Monte Santo;

30 de Dezembro de 1946 Foi Nomeado FRANCISCO RODRIGUES RIBEIRO;

Em 1948, Uauá Elege o Seu Terceiro Prefeito Pelo Voto Popular, JERÔNIMO RODRIGUES RIBEIRO.

Entre 1951 a 1955, Foi Eleito o Senhor JERÔNIMO DE SÁ RODRIGUES - JERÔNIMO LORÉ Esposo de Dona Nair.

De 1955 a 1959, Uauá Elegeu o Senhor JERÔNIMO RODRIGUES RIBEIRO.

De 1959 a 1962, Uauá Elegeu o Senhor BELARMINO CARDOSO DE OLIVEIRA, Filho de João Honorato de Oliveira, o Belinho.
De 1962 a 1966, Uauá elegeu o senhor JERÔNIMO RODRIGUES RIBEIRO.

Registra-se Neste Mandato, a Criação do Colégio Estadual Nossa Senhora Auxiliadora, em 01 de Abril de 1964, Tendo Como Diretor o Padre Maximiliano Miguel Folks.

De 1966 a 1970, Uauá elegeu o senhor EDSON BORGES RODRIGUES (EDINHO), Destacando-se Como Ação de Seu Governo: Os Jardins da Praça São João Batista, Urbanização e Arborização e Pavimentação da Cidade.

De 1970 a 1972 Foi Eleito Pelo o Quarto Mandato o Coronel Jerônimo Rodrigues Ribeiro.

Destacamos Como Marco Importante Deste Mandato, a Realização da Primeira Exposição Nacional Especializada de Caprinos e Ovinos.

De 1973 a 1976, foi eleito o Senhor JORGE RIBEIRO DE SÁ.

De 1976 a 1982, foi eleito o senhor Dr. José Borges Ribeiro, ZÉ PAPAGAIO.

De 1983 a 1987, foi eleito Dr. OLÍMPIO CARDOSO FILHO - Olimpinho.

No Início da Década de 80, a Caprinovinocultura Entra em Evidência, Uauá Passa a Ser Referência da Caprinocultura, Logo Foi Condecorada Como “A Capital do Bode”

De 1988 a 1991, foi eleito o senhor Dr. José Borges Ribeiro - ZÉ PAPAGAIO.

De 1992 a 1996, foi eleito o senhor Dr. OLÍMPIO CARDOS FILHO - Olimpinho.

Em 1996 foi eleito o senhor PEDRO BATISTA RIBEIRO exercendo o cargo até 05 de Dezembro de 1998.

Apesar de Pouco Tempo, Merece Destaque a Administração de Pedro Ribeiro, Inseriu Uauá na Ordem dos Novos Tempos!

Em 07 de Dezembro de 1998 assume WILSON GONÇALVES DE MENEZES - PITÚ até 31 de Dezembro de 2000.

Em 01 de Janeiro de 2001 assume a Senhora Professora ÍTALA MARIA DA SILVA LOBO RIBEIRO. (Primeira Prefeita Pelo Voto Popular)

Em 01 de Janeiro de 2005 Assume o Cargo de Prefeito Municipal, o Senhor JORGE LUIZ LOBO ROSA, Até 31 de Dezembro de 2008.

Reeleito Prefeito Jorge Luiz Lobo Rosa reassume o cargo em 01 de Janeiro de 2009 até 31 de Dezembro de 2012.

Em 01 de Janeiro de 2013 é empossado o Dr. Olímpio Cardoso Filho com mandato previsto até 31 de Dezembro 2016

E Para Completar Essa Pesquisa, Terminamos Com as Palavras do Poeta Historiador Jerônimo Rodrigues Ribeiro.

E, Para Finalizar / E Não Perder o Costume, / Quero a Todos os Uauaenses / Assim Homenagear /

Seus Nomes Não Vou Citar / Para Não Causar Ciúme / E Para Encurtar a História / Vou Lhes Fazer Um Pedido /

Guardem no Coração, na Memória / Tudo Que Aqui Está Escrito / Pois é Tudo Verdadeiro / É Como Sempre Lhes Digo

Sou Seu Servo, Seu Vaqueiro / Que Lhes Tem Muito Respeito / Vai Um Abraço Sincero / Deste Que é Também Seu Amigo.

Coronel Jerônimo Ribeiro

Pesquisa Realizada Pelo Poeta Popular
BGG da Mata Virgem
Uauá - Bahia - Brasil

Fontes da Pesquisa:
Livro A Revolução Nordestina " A EPOPÉIA DAS SECAS"
Autor: Rinaldo dos Santos
Editora Tropical Ltda. - Recife - Pe

Livro HISTÓRIA E MEMÓRIAS
Autor: Coronel Jerônimo Rodrigues Ribeiro

COLABORADORES:
Ademar Guimarães; João Quintino (Punça); Antenor Borges Peixinho; Almir Ribeiro Coelho, Júlio Evangelista Zé de Evaristo.





ASCOM/RCLSFM87,9
3673-1540 OU 9965-8816
luzdosertaofm@hotmail.com

Postador Robério Gomes

Adailton Santana. Locutor, radialista e blogueiro.
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe uma resposta